segunda-feira, 27 de junho de 2011

Doenças relacionadas ao Citoesqueleto

As deformações do citoesqueleto podem causar algumas doenças hemolíticas como as anemias hereditárias, talasso, esferocitose e anemia falciforme, uma das ocorrências mais comuns na população em geral. Nessas condições, ocorre alterações da hemoglobina e do citoesqueleto das hemácias o que pode acarretar a morte do indíviduo ainda na fase fetal.
Podemos citar tambem como consequência dessas deformações, a ocorrência do câncer na sua fase metatástica e a síndrome de Duchenne que é um tipo de atrofia dos músculos que ocasiona seu enfraquecimento e a atrofia progressiva dos mesmos, prejudicando o movimento do indívíduo e até mesmo provocando-lhe total paralisia muscular.

2 comentários:

  1. a descoberta de um citoesqueceleto e seu conhecimento ajuda no tratamento de alguma enfermidade? pq?

    ResponderExcluir
  2. Sim, haja visto que filamentos proteicos do citoesqueleto como os microfilamentos e microtúbulos sofrem a ação de drogas(medicamentos). Por exemplo, em um caso de câncer, as células cancerígenas se "multiplicam" por MITOSE, e o processo de mitose depende do citoesqueleto, logo, podemos utilizar algum medicamento que afete o funcionamento do citoesqueleto, atrapalhando então a mitose, consequentemente impedindo que as células cancerígenas de aumentem sua quantidade.

    ResponderExcluir